---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Economia

Publicado em 03/09/2014 às 13:04 - Atualizado em 10/03/2017 às 08:01

Economia
Créditos: Jackson Scherer Baixar Imagem

 Tunápolis se localiza no Oeste do Estado de Santa Catarina, na Microrregião do Extremo Oeste de Santa Catarina, área de 133.228 km², fazendo divisa com a República da Argentina, a população está estimada em 4.612 habitantes (fonte: IBGE / ano 2012), onde o índice de desenvolvimento humano é de 0,821.

     O município possui 804 propriedades rurais que praticam uma agricultura diversificada, onde se destaca a plantação de milho com 4.800 hectares plantados, fumo com 400 hectares, e soja com 300 hectares plantados, feijão com 50 hectares plantados e na pecuária, gado de leite e de corte somam 19.548 animais onde são produzidos 77.000 litros diários de leite e 260.000 kg de carne por ano. Tem-se no município a capacidade de alojamento de 1.257.500 de aves e 74.319 suínos, os quais, agricultura e pecuária, são responsáveis por 78% da economia do município.

     A terra é explorada por pequenos agricultores, onde 98% trabalham em propriedades menores de 100 ha e mais de 80% em área menor que 20 hectares. Dados a nível estadual e federal mostram a grande importância da participação da produção agrícola e pecuária na economia do país gerada na agricultura familiar. Esses pequenos produtores vêm se aperfeiçoando ao longo do tempo, e diversificando suas atividades, logo que, em nosso município temos 37 famílias de agricultores que trabalham com aviários de frango de corte, 180 famílias trabalham com suínos de matrizes e terminação e 718 propriedades trabalham com gado leiteiro e de corte.

      Para assegurar aos produtores rurais condições adequadas de trabalho, a administração municipal vem realizando uma série de investimentos, mas com a capacidade de investimento reduzido não conseguimos atender todas as demandas, assim nos dirigimos a este Ministério para que auxilie os nossos pequenos produtores rurais com a aquisição de uma retorescavadeira que será destinada para serviços como a coleta de dejetos de animais o qual é aproveitada como adubo pelos agricultores, bem como a destinação de animais mortos, a construção e conservação de estradas de rodagens, como também realizar vários serviços para organização dos estabelecimentos rurais, como reforma e abertura de acessos nas propriedades, aberturas de valas, abertura e fechamento de silos, proteção de fontes de água (caxambu), terraplanagens entre outros, afim de que o agricultor consiga desenvolver suas atividades com mais dignidade.

     A administração está convicta na importância da estruturação das propriedades rurais sem prejuízo ao meio ambiente, sendo que município através da Secretaria da Agricultura está propiciando assistência aos produtores rurais através de agrônomo e técnicos que atuam na assistência técnica agrícola, orientando-os com a preocupação com o meio ambiente. Os resultados estão sendo visíveis em relação aos cuidados com a mata ciliar, não tem mais supressão de matas ao longo de rios e riachos, no geral tem pouco desmatamento no município, sendo preservado um pouco mais de 20% com mata nativa. Por vários anos foi trabalhado intensamente o programa de proteção para fontes de água (modelo caxambu), onde vários agricultores já foram beneficiados e os trabalhos continuam assim que surgem as demandas. Temos alguns problemas com erosão do solo, principalmente devido à alta lotação de gado leiteiro por unidade de área e falta de cobertura verde e seca no solo em áreas mecanizadas. Em relação aos agrotóxicos não temos, mas temos algumas iniciativas onde se planta sem o uso de agrotóxicos, a maioria dos pequenos produtores rurais utilizam agrotóxicos, mas de forma controlada.

     Os agricultores estão se mobilizando em associações e cooperativas para poder se organizar, se qualificar e competir no mercado, como exemplos têm a AGROVISAT – Associação de Produtos Agroecológicos, NACCB – Núcleo da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos regional de Tunápolis, AVIT – Associação dos Vitivinicultores, COOMILP- Cooperativa de produtores de leite e, a Associação de Criadores de Suínos de Tunápolis.

     A administração municipal tem grande preocupação e responsabilidade com a classe rural, e compreendemos que em função das atividades exploradas, principalmente as que envolvem a pecuária e a produção de grãos, onde temos uma grande demanda em propiciar aos pequenos produtores familiares as condições de estruturação da propriedade e de acessibilidade para escoamento de sua produção, o que garante a sua sustentabilidade e evolução.

     Os serviços prestados para estruturação das propriedades dos agricultores e estradas de acesso são vitais tanto para a economia local e regional, pois permite a chegada do desenvolvimento e estimula o crescimento econômico dos municípios. Essas pequenas propriedades rurais estruturadas e em crescimento e, rodovias bem conservadas que facilitam o escoamento da produção agrícola, proporcionam um desenvolvimento sustentável, fortalecendo a pequena agricultura familiar rural.