PROGRAMAÇÃO DA VIII SEMANA DE INCENTIVO A LEITURA E A CULTURA

Publicado em 29/10/2019 às 10:42 - Atualizado em 30/10/2019 às 10:34

Com o objetivo de promover as iniciativas culturais e artesanais do município, a Secretaria da Educação, Cultura, Esportes e Turismo de Tunápolis, juntamente com o Sicoob Creditapiranga e a Associação Folclórica Alemã (AFAT), estão organizando a 8ª Semana de Incentivo a Leitura e a Cultura, realizada de 06 a 14 de Novembro.

No dia 06, quarta-feira, haverá a Abertura Oficial da semana no Ginásio Municipal, às 19h30min, com apresentações culturais dos alunos do Helga Folmann, apresentação da Banda Municipal e danças Infantis. Após a abertura terá  feira do livro, exposição da mala viajante e feira do artesanato.

Na quinta-feira, dia 07, às 19:30 noite cultural na comunidade de Linha São Pedro, no clube da comunidade com apresentações culturais e logo após jantar.

Na sexta-feira dia 08 show de talentos no centro de Tradições Gaúchas, CTG Última Porteira, nas categorias infanto juvenil, Adulto e Terceira Idade, com inscrições até dia 04 de Novembro.

Dia 09 sábado acontece o 3º stammtich - Festa de rua, com início ás 10h até 18h, na praça, com música. Cada grupo é responsável pela própria comida e bebida.

Domingo dia 10 acontece o DEUTSCHE SONNTAG, Domingo Alemã, com várias atrações, iniciando com missa ás 9h na Igreja Matriz, atividades germânicas no Centro Esportivo, logo após terá o almoço comunitário, onde cada um traz sua carne, saladas, pão, cuca e os talheres. Às 13:30h inicia a gincana.

No dia 11 terá a Contação de Histórias, com CIA ALEGRIA SHOW, no auditório Municipal. Às 19:30h mateada na praça municipal com apresentações culturais como: Danças da invernada artística e apresentações da gaiteiros e violeiros.Todas as famílias do município poderão levar cadeiras e chimarrão para prestigiar as mais diversas atrações.

Na terça-feira dia 12 acontece o Teatro Musical FurzMusikante realizado pela AFATno SORAST, com início ás 19:30. Em seguida será servido um café típico alemão pela Associação Artesanal de Tunápolis. As fichas devem ser adquiridas com antecedência na Associação Artesanal de Tunápolis até o dia 08.

Dia 13 acontece a inauguração do Bierwagen, na Praça municipal ás 18h, com desfile da avenida até a praça, acompanhado de música alemã, chopp e lanches.

No dia 14, terça-feira, véspera de feriado, haverá o tradicional Musikantenfest, a Festa dos Músicos. A programação inicia às 18:30, com o desfile dos músicos em caminhões pelas ruas da cidade. Às 19h, será servido o jantar de confraternização, no Clube Sorast, e logo após, inicia a apresentação de bandas e encerramento com baile.

De acordo com a Secretária, Angelita Bourscheidt, a programação foi organizada para expandir o setor cultural no município e mostrar para a comunidade as atividades que são desenvolvidas nas oficinas oferecidas pela Secretaria. “Será uma semana de muitas alegrias. É tão bom e gratificante quando podemos promover a cultura através de momentos de lazer e descontração de forma acessível para as famílias e a comunidade. Portanto, convidamos todas as famílias, entidades, crianças, jovens, adultos e idosos, para participar das atividades propostas”, enfatiza.