Semana Farroupilha reúne tradicionalistas e simpatizantes

Publicado em 26/09/2018 às 09:28 - Atualizado em 26/09/2018 às 09:28

A semana dedicada ao tradicionalismo gaúcho reuniu descendentes rio-grandenses e os “cataúchos”, termo que refere-se aos catarinenses que simpatizam com a tradição gaúcha. O Acampamento Farroupilha foi montado no centro da cidade, em frente ao Centro Esportivo Municipal, com toda a rusticidade, simplicidade e campeirismo dos pampas.

A programação foi organizada pelo CTG Última Porteira e pelos Piquetes de Laçadores Estância Seu Dário e Coxilha dos Pampas. A abertura oficial aconteceu na segunda-feira, dia 17, seguida de mateada. Na terça-feira, dia 18, foi servido carreteiro de charque e a dupla Carlito e Bisolo animaram a noite. Na quarta-feira, dia 19, o piquete organizou a mateada com cama elástica e passeios a cavalo para as crianças.

Na quinta-feira, dia 20, Dia do Gaúcho, foi realizado o culto crioulo, ministrado por Anilto Aimi e cantado por Valdenir Kosvoski, Milton Schwertner e Sirio Hauschild. Na sequência, foi servido jantar à base de carne de costela e a animação da noite foi de Bruno e Maravilha. Na sexta-feira, dia 21, o jantar com porco recheado organizado pelo Piquete Coxilha dos Pampas foi sucesso de público. Foram servidas mais de 300 jantas e o tempo bom colaborou para que a festa continuasse ao som de Bruno e Maravilha, com a participação especial de Alan Mayer e Vicente Rauch.

A Semana Farroupilha foi encerrada no sábado, dia 22, com o fandango na sede do CTG e animação do Musical Aliança. Os tradicionalistas também estão organizando a Cavalgada Municipal, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de setembro. A saída está prevista para as 16h, em frente ao CTG, com jantar e pernoite em Linha Pitangueira. No dia 29, os cavalarianos seguem para a comunidade de Linha São José onde haverá culto crioulo e almoço. Após o meio dia seguem para Linha Fátima para o jantar e pernoite. O retorno será no domingo, dia 30, onde haverá almoço festivo no CTG.

Na sessão da Câmara de Vereadores da última segunda-feira, dia 24, o Presidente Donato Lauschner, parabenizou e agradeceu a todos que se envolveram na organização e a todos que compareceram para celebrar a Semana Farroupilha, com a finalidade de resgatar e preservar a tradição gaúcha no município.