Secretaria da Agricultura lança novidades aos agricultores para 2019

Publicado em 26/09/2018 às 09:35 - Atualizado em 26/09/2018 às 09:35

Na última quinta-feira, dia 20, a Secretaria da Agricultura de Tunápolis reuniu a Comissão Municipal da Agricultura para a aprovação do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Rural, para o exercício de 2019, e posterior encaminhamento à Câmara Municipal de Vereadores para apreciação.

O plano abrange as ações e serviços já disponibilizados aos produtores, porém, com algumas alterações.  Para o Programa de Crédito Rural, foram orçados R$ 500.000,00 que estarão disponíveis aos núcleos familiares ou propriedades, de acordo com o seu movimento econômico e que comprovarem terem investido, pelo menos, cinco vezes mais o valor a receber. Com um movimento econômico de R$10.000,00, por exemplo, o produtor poderá receber R$ 120,00 em dinheiro e, assim, sucessivamente de acordo com a faixa em que se enquadrar, podendo este valor chegar a R$ 2.000,00.

O Programa de Inseminação Artificial dispõe, atualmente, de 1,4 doses de sêmen por matriz devidamente registrada na Secretaria, com o limite de 100 doses. Com a nova proposta, cada matriz poderá receber duas doses a um limite de 120, um investimento de R$ 380.000,00. O Programa de Atendimento Veterinário também teve alterações, cada propriedade credenciada poderá receber até 15 atendimentos gratuitos durante o ano, um investimento de R$ 140.000,00.

Para o Programa de Certificação de Propriedades estão orçados R$ 60.000,00, sendo que o produtor receberá um valor em dinheiro de acordo com a quantidade de animais que possui, sendo que até 30 animais receberá R$ 15,00 por cabeça, de 31 a 60 animais receberá R$ 10,00 por cabeça e acima de 60 animais receberá R$ 5,00 por cabeça.

O Programa de Recolha de Animais Mortos será 100% subsidiado, um investimento de R$ 80.000,00. Outros incentivos referem-se: à construção de Passadores de Gado, onde a municipalidade dispõe do serviço de máquina e arca com 20% do valor dos tubos; ao pagamento de R$ 4,00 o metro quadrado (m²) de construções para produção, mediante a contratação de máquinas particulares para a terraplanagem; o agendamento facilitado de serviços de máquina por meio do número 99127 6529; e o carregamento gratuito de calcário, sendo que para o transporte o produtor terá o custo de quatro litros de diesel por carga com o caminhão toco e de seis litros de diesel por carga com o caminhão truque.

De acordo com o Secretário, Pedro Baumgratz, para o ano que vem, mais de R$ 1,2 milhões estarão disponíveis para investimentos na agricultura. “Buscamos, a cada ano, fortalecer ainda mais o setor produtivo do município, reeditando as iniciativas que deram certo e identificando aquilo que não deu certo. Com esta nova proposta, que ainda depende da aprovação da Câmara de Vereadores, daremos suporte aos produtores para que possam crescer, investir e contribuir com o movimento econômico local”, esclarece.