Alemães chegam à Tunápolis para intercâmbio cultural

Publicado em 03/10/2018 às 10:24 - Atualizado em 03/10/2018 às 10:34

A cultura germânica está enraizada no município de Tunápolis desde a sua colonização. Os traços evidentes da culinária, da língua, do sotaque e das manifestações artísticas cultuam uma tradição que hoje é de primeiro mundo. Com o objetivo de integrar duas culturas que são tão iguais e, ao mesmo tempo, tão diferentes, a Escola de Educação Básica Padre Balduíno Rambo organizou um intercâmbio com a Irena Sendler Gesamtschule, de Ahaus, Alemanha.

Após 36 horas de viagem, os estudantes chegaram na noite de domingo, dia 30, e foram recepcionados com carreata e um café nas dependências da escola. Logo após, as famílias acolhedoras levaram-nos para os lares onde ficarão hospedados.

Na manhã da última segunda-feira, dia 1º, a escola organizou uma grande recepção festiva, no Auditório Municipal, com a presença de autoridades locais e regionais, alunos, pais e comunidade em geral. Na oportunidade, os 14 estudantes estrangeiros entregaram uma lembrança à escola, apresentaram um jingle criado por eles contando a história da viagem, o Coral Santa Cecília apresentou cantos alemães e os alunos de música da escola também fizeram sua apresentação.

No uso da palavra, o Prefeito Municipal, Renato Paulata, parabenizou os professores e a equipe gestora que oportunizaram este momento aos estudantes. “Essa troca de experiências será de grande importância para o crescimento e a formação destes estudantes. Se abrir para novas experiências é sinal de coragem, desenvolve o senso de responsabilidade, exercita o uso de uma língua estrangeira e cria um diferencial no currículo profissional. Mas, acima de tudo, torna os seres humanos melhores, que demonstram respeito com as tradições e culturas de outro país”, finaliza.

A Diretora do educandário, Deofane Stoffel Bieger, agradeceu a todas as famílias que aceitaram hospedar os visitantes tornando o projeto viável e mais acolhedor. Em inglês, a diretora agradeceu, também, a estudante Luana, que fez a ponte entre as duas escolas, os dois países e os dois continentes.

Nesta terça-feira, dia 02, os alunos iniciaram as atividades curriculares propostas com a palestra sobre a cultura local e regional, ministrada por Leandro Mayer. Na quarta-feira, dia 10, será realizado um café colonial no Eventos Park, na Linha Baumgratz. O evento é aberto ao público e as fichas deverão ser adquiridas antecipadamente na escola no valor de R$ 25,00.

A programação segue na sexta-feira, dia 12, feriado, os estudantes participarão do desfile cultural da 40ª Oktoberfest, em Itapiranga. No dia 15, segunda-feira, a escola promoverá o 2º Festival da Dança, sendo que os visitantes também se apresentarão. No dia 16, terça-feira, a comitiva fará uma viagem à Foz do Iguaçu, no Paraná, para conhecer uma das sete maravilhas da natureza: as Cataratas do Iguaçu.

Os alunos de Ahaus que participam do intercâmbio são: Amelie Von Almsick, Liv-Grete Straub, Jule Hestert, Lea Plümer, Emma Pollex, Anna Gerleve, Gina-Marie Hemker, Emily De Casero, Bernd Gerwing, Jos Roeloffzen, Jason Wagner, Cecil Rubert, Simon Kuczwalska e Luana Dörken, cuja mãe é tunapolitana, da família Strieder. Os estudantes vieram acompanhados pela Professora Judith Schmidt.

Em janeiro de 2019, 14 alunos e dois professores da EEB Pe. Balduíno Rambo retribuirão a visita aos estudantes de Ahaus, para um intercâmbio de 20 dias em terras alemãs.