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Unidade Básica de Saúde de Tunápolis obtém bons resultados no PMAQ

Publicado em 24/10/2018 às 09:53 - Atualizado em 24/10/2018 às 09:54

Com o objetivo de incentivar os gestores e profissionais da saúde a melhorar a qualidade dos serviços prestados, o Ministério da Saúde (MS) instituiu o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, o PMAQ-AB, que propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação dos serviços desempenhados pelas equipes de saúde.

 

O programa foi lançado em 2011 e inclui a participação de todas as equipes, como as Estratégias Saúde da Família, saúde bucal, núcleos de apoio e especialidades. Quanto maior for a pontuação alcançada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) no padrão de qualidade do atendimento, maior é o incentivo e o repasse de recursos federais.

 

O resultado de desempenho no terceiro ciclo foi baseado em cinco estratificações sendo eles: desempenho ruim, regular, bom, muito bom e ótimo. Para isso, a avaliação foi dividida em três fases: a autoavaliação das equipes; a avaliação dos indicadores; e a avaliação externa realizada in loco.

 

As equipes da Atenção Básica do município aderiram à avaliação desde o seu primeiro ciclo. O resultado do terceiro ciclo do programa foi divulgado pela Portaria nº 2.777, de 04 de setembro de 2018, na qual as equipes ficaram com desempenho muito bom e ótimo.

 

Na avaliação realizada in loco pelos técnicos do programa, foram analisados o desenvolvimento e a organização do trabalho das equipes, infraestrutura e equipamentos, a disponibilidade de medicamentos na farmácia e a satisfação dos Usuários do Sistema, ou seja, os pacientes.

 

A partir desta certificação, o MS reconhece a dedicação e os esforços das equipes da saúde que se empenharam para alcançar os padrões de qualidade desejados, resultado de muito trabalho e comprometimento com os cidadãos tunapolitanos.

 

A Secretária da Saúde, Clarice Weiss Staub, parabenizou a todos os funcionários da UBS. “A certificação das equipes é mérito de cada um dos integrantes pela sua dedicação, pelo atendimento de qualidade e pela organização da Atenção Básica aos moldes orientados pelo próprio Ministério da Saúde, baseados, principalmente, na promoção e prevenção da saúde”, enfatiza Clarice. 


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