Secretaria da Educação organiza a 7ª Semana de Incentivo à Leitura e à Cultura

Publicado em 26/10/2018 às 17:55 - Atualizado em 26/10/2018 às 17:55

Prevista no Plano Municipal da Educação de Tunápolis, a Semana de Incentivo à Leitura e à Cultura busca manter e ampliar, por meio de práticas pedagógicas, o estímulo à leitura em toda Rede Municipal de Ensino.

Neste ano, a Secretaria da Educação está organizando a 7ª edição, que acontecerá de 07 a 14 de novembro, com diversas programações abertas ao público e, também, em sala de aula. A Abertura Oficial será no dia 07, quarta-feira, às 19h30min, no Ginásio Municipal, com apresentação da Banda Municipal, dos alunos, de danças e do coral infantil.

Nos dias 08 e 09, haverá a Feira do Livro e do Artesanato, no Ginásio Municipal. A exposição de artigos confeccionados por artesãos locais estará aberta para visitação das 8h às 18h30min. Além disso, também estará exposto o Projeto Mala Viajante, desenvolvido pelas escolas municipais durante o ano letivo.

Na sexta-feira, dia 09, será realizada o Show de Talentos, às 20h, no Auditório Municipal, em parceria com o Sicoob. Todas as pessoas do município interessadas em cantar, tocar instrumentos musicais ou recitar poesia poderá efetuar a inscrição até o dia 05, na Secretaria.

No dia 10, sábado, haverá a 2ª edição do Stammtisch, organizado pela Associação Folclórica Alemã (AFAT) e pela Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis (AEST). O evento destina-se à confraternização entre diferentes grupos da comunidade, com características, músicas, danças e brincadeiras da cultura germânica. Os grupos deverão efetuar a inscrição na AEST ou com os membros da AFAT e serão recepcionados a partir das 14h, nos pavilhões cobertos da Rua Santa Cruz. Cada grupo será responsável pela própria comida e bebida.

No domingo, dia 11, haverá mateada e Noite Cultural, às 19h30min, nos pavilhões cobertos da Rua Santa Cruz, com apresentações de música e danças. No dia 12, segunda-feira, será realizada a Contação de Histórias para os alunos das escolas municipais, cada qual no seu turno escolar.

O encerramento da semana culminará com a realização do Musikantenfest, a Festa dos Músicos, dia 14, quarta-feira, véspera de feriado. A programação inicia às 18h30min, em frente ao Ginásio Municipal, com desfile dos músicos pela cidade e distribuição de Chopp. Logo após, haverá o jantar de confraternização entre os músicos, revezamento de bandas e baile com a Banda Alvorecer.

Durante a semana também será realizado o Concurso do Slogan nas escolas municipais para a definição da frase que irá caracterizar a Geloteca, um novo projeto que será lançado no município em dezembro.

De acordo com a Secretária da Educação, Angelita Bourscheid, na noite de abertura a população poderá vir trajada, com qualquer figurino, para que sejam celebradas e valorizadas todas as culturas presentes no município. “Será uma semana de grandes aprendizados, integração e confraternização cultural. Infelizmente, cada vez menos pessoas se interessam pela leitura e a cultura e nosso objetivo é incentivar essas práticas e a importância que elas têm no nosso dia a dia, como aprimorar o vocabulário, o raciocínio e a interpretação. Neste resgate, contamos com o prestígio de toda comunidade local e regional”, enfatiza.