Outubro Rosa encerra com o Chá das Mulheres em Tunápolis

Publicado em 30/10/2018 às 17:45 - Atualizado em 30/10/2018 às 17:45

O mês de conscientização sobre a prevenção dos cânceres de mamas e de colo uterino novamente teve grande adesão das mulheres de Tunápolis. Organizado pela Secretaria da Saúde, o Outubro Rosa contou com orientações, consultas e exames durante todo o mês.

Na última quinta-feira, dia 25, foi promovido o Chá da Mulher, para celebrar e confraternizar o encerramento do Outubro Rosa. As mais de 140 mulheres participaram do diálogo com membros da Rede Feminina de Combate ao Câncer, de São Miguel do Oeste, uma organização que atua desde 1985 e busca orientar e auxiliar na prevenção dos cânceres que acometem o público feminino.

Enquanto as participantes degustavam o chá, acompanhado de doces e salgados, a Advogada e Professora, Daiane Formagini, juntamente com as estudantes do Ensino Médio Inovador da Escola de Educação Básica Padre Balduíno Rambo, falaram sobre os desafios e conquistas da mulher no decorrer da história. A Doutora Andressa Mitsuko, da Unidade de Saúde, encerrou noite falando sobre a importância da valorização e da autoestima para a vida da mulher.

De acordo com a Secretária da Saúde, Clarice Staub, a equipe da Secretaria ficou imensamente agradecida com a participação das mulheres. “Além do repasse de importantes informações às mulheres, também foi uma noite de grandes emoções, especialmente com os depoimentos de pessoas que sobreviveram ao câncer. Essa transmissão de conhecimentos, a troca de experiências e a forma como tudo isso foi colocado, teve uma grande influência na vida das mulheres”, enfatiza.

Durante o mês de outubro, a Unidade de Saúde realizou mais de 200 exames preventivos e, no último sábado, Dia ‘D’ da campanha, mais 50 mulheres buscaram a prevenção e foram atendidas pelos profissionais.