Tunápolis celebra os 30 anos de emancipação com extensa programação

Publicado em 30/04/2019 às 17:12 - Atualizado em 30/04/2019 às 17:13

As festividades dos 30 anos de emancipação político-administrativa de Tunápolis tiveram início na terça-feira, dia 23, com Missa Solene de Abertura, na Igreja Matriz. Os fiéis foram envolvidos pela emoção dos símbolos que marcaram a história do município desde os primórdios da colonização, como por exemplo, a cruz de madeira original construída para celebrar a primeira missa rezada no município em 1951. Além do pároco Pe. Inácio Paulo Kolling, a celebração teve a participação especial do Pe. José Tarcísio Hentz, que já atuou no município e deixou um legado de amigos.

Um dos momentos mais marcantes foi a simbologia das mãos que ergueram um município forte e próspero. Entre o povo, circularam mapas das divisas territoriais de Tunápolis, para que todos pudessem colocar as suas mãos sobre o município, sem que o deixassem cair.

Ao final da celebração, foi inaugurada a réplica a primeira igreja de Tunápolis, construída em 1953 e inaugurada em 1954, que, além de igreja, foi também a primeira escola do Distrito de Tunas e servia como local de encontro da comunidade. Os presentes na celebração, puderam deixar seus nomes registrados no verso dos mapas.

Na quarta-feira, dia 24, foram homenageados todos os atletas que conquistaram títulos estaduais e regionais nas modalidades de Futsal, Handebol e Futebol. O resgate das conquistas esportivas reuniram os atletas do 1º Regionalito de Futsal em 1998, da Associação Tunense campeã regional em 1998, do handebol feminino campeão em 1999, as Molecas Boas de Bola campeãs estaduais em 2001, 2003, 2004, 2005 e 2006, e as campeãs na modalidade de futebol feminino nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina em 2008 e 2011. Após as homenagens, os presentes disputaram jogos de futebol em cada categoria para relembrar os anos de ouro.

Na quinta-feira, dia 25, foi realizado o evento que gera grandes expectativas para a população, a escolha das novas Soberanas que irão representar o município perante a comunidade regional. Oito jovens mulheres se propuseram ao desafio e, entre elas, Ana Maria Thomas foi escolhida como 2ª Princesa, Monique Berwanger como 1ª Princesa e Camila Kramer como Rainha. Um expressivo público acompanhou o desfile e também o baile animado pela Banda K'necus.

No dia 26, aniversário de 30 anos de Tunápolis, uma calorosa comemoração foi organizada para festejar a data com o corte de um bolo de 30 metros, distribuído gratuitamente aos presentes. Aos fundos do bolo, uma linha do tempo relembrou algumas conquistas e evoluções que o município teve em 30 anos, em todas as gestões administrativas. A Deputada Estadual, Marlene Fengler, participou das homenagens. Após o corte do bolo, a Banda K'necus continuou a animação do matinê.

No último sábado, dia 27, as homenagens foram para todas as pessoas que ocuparam cargos eletivos, soberanas, comissão emancipadora, autores dos símbolos municipais e pessoas que marcaram a história, como os munícipes que viajaram à Florianópolis para pressionar os deputados a aprovarem a lei estadual que criou o município, os pioneiros entrevistados para o livro e a Comissão Central Organizadora dos eventos de comemoração dos 30 anos.

O evento foi aberto ao público em geral e convidados, mediante a confirmação da presença, reunindo mais de 400 pessoas no Eventos Park. Os homenageados receberam um PIN festivo personalizado e os ex-prefeitos e ex-Vice Prefeitos receberam uma condecoração com placa personalizada pelos relevantes serviços prestados ao município.

Na oportunidade, o professor Leandro Mayer, lançou oficialmente o livro "Tunápolis, Terra Bendita: dos primórdios ao trintenário de emancipação", que registra a história do município. O livro será entregue gratuitamente para cada núcleo familiar residente no município, sendo que os demais interessados poderão adquiri-lo na Livraria Baumgratz. A noite foi brindada com a degustação de coquetel e CHOPP.

E no domingo, dia 28, a Semana do Município encerrou com muita adrenalina na realização da 6ª Trilha do Alemão, organizada pelos trilheiros Acelera Forte. O evento reuniu trilheiros de toda grande região e dos países vizinhos Paraguai e Argentina. Além das 414 motos, 10 quadriciclos aproveitaram o lamaçal para se aventurar pelo interior de Tunápolis. Após o almoço, foram sorteados diversos prêmios entre os inscritos, sendo os ganhadores:

01 Inscrição na 2° Trilha do Escorpião: Adriano Hemsing

01 Inscrição na 2° Trilha do Escorpião: Roberto Foresti