Viagem á Brasília do Secretário da Saúde de Tunápolis

Publicado em 10/07/2019 às 13:51 - Atualizado em 10/07/2019 às 15:12

O Vice-prefeito e secretário da saúde de Tunápolis Aquilies Bamberg, participou  do Trigésimo Quinto Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde. O evento foi realizado na semana passada em Brasília. Conforme o secretário, vários temas relevantes foram abordados e que vão impactar diretamente nos municípios, como exemplo a nova capacitação das Agentes Comunitária para ampliar o trabalho aferindo pressão arterial e também para medir nível de glicose no sangue, esse  atendimento será feito nas visitas domiciliares de rotina.

O secretário ressaltou que  o encontro foi um momento de troca de experiências e informações visando o fortalecimento do SUS com a apresentação de experiências de sucesso das Secretarias Municipais de Saúde, com o objetivo de mostrar que o SUS dá certo em todas as regiões do país.

Durante o encontro ocorreram  debates sobre a distribuição mais justa dos recursos, onde  o Ministério da Saúde estará corrigindo os custos de programas que são bancados pelos municípios, pois alguns repasses vão ocorrer conforme a produção das equipes. Isso está relacionado ao atendimento domiciliar e todos os registros nas unidades de saúde como por exemplo a campanha de vacinação.

Quando as metas estipuladas pelo Ministério forem atingidas, o percentual será maior. Superando as metas, aumentam os benefícios. Também terá avaliação criteriosa dos serviços prestados pelo NASF(Núcleo de Apoio á Saúde da Família), pois os atendimentos registrados vão servir de base para o repasse dos recursos.

O Secretário Aquiles, avalia que as Secretarias de Saúde dos municípios da região estão dentro dos padrões exigidos e não terão problemas com pequenas adequações.

Durante a viagem a Brasília, foi solicitado recursos para a saúde com encaminhamentos no Ministério e com parlamentares, na ocasião foi possível um contato pessoal com o Ministro da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA com a oportunidade de  fazer solicitações para o município de Tunápolis que serão formalizadas nos próximos dia. A meta é obter recursos para atenção básica.

Na oportunidade foram feita visitas  em gabinetes de vários deputados federais e senadores. Destaca que os principais encaminhamentos com o senador DÁRIO BERGER, deputado CELSO MALDANER, com o objetivo de investir no atendimento em oftalmologia e também na ampliação do centro municipal de saúde. "Será necessário ter recursos federais para a compra de equipamentos e materiais além do custeio de outras despesas", frisou Bamberg.

No Congresso realizado em Brasília, foi debatido sobre o programa do uso de medicamentos fitoterápicos, que aqui no Município ganhou força, onde o Ministério da Saúde vai repassar recursos para a implantação de horto medicinal nas comunidades, e com a disponibilidade dos recursos, facilita a implantação do programa que aqui no Município foi chamado de "ALÉM DOS CHÁS DA VOVÓ que tem  o engajamento por parte dos médicos da Unidade de Saúde. Com esse apoio do Governo Federal para o uso dos chás complementando o tratamento, irá reduzir custos com medicamentos tradicionais.

Para o  secretário, as reuniões administrativas que estão sendo realizadas na comunidades do Município onde a  equipe da saúde recebeu todo apoio, superou as expectativas."Nossa meta era ter até cinco voluntários para cuidar dos canteiros de chás nos centros comunitários, mas o número foi bem superior com até 20 pessoas disponíveis para contribuir com o programa", enfatizou Bamberg.

Fonte: Rede Peperi/Rádio Itapiranga AM 990.