Tunápolis investe em consultoria para o desenvolvimento turístico

Publicado em 09/08/2019 às 16:48 - Atualizado em 09/08/2019 às 17:10

Desde a aprovação da Lei nº 1.379/18, que criou o Conselho Municipal de Turismo, e a nomeação dos membros governamentais e da sociedade civil organizada que integram o mesmo, diversas ações para o desenvolvimento do turismo em Tunápolis ganharam força e visibilidade.

Em uma iniciativa da conselheira Maria Frey, que contatou o Sebrae para buscar orientações e auxílio em novas linhas de ações, a Prefeitura firmou contrato com a entidade no valor de R$ 6.750,00 para a contratação de uma consultoria turística.

Com a parceria, o município teve uma economia de 50% no valor da consultoria, viabilizando o investimento a curto prazo e a contratação da renomada Turismóloga, Traute Limberger, de Joaçaba, que visitou o município nos dias 07 e 08 de agosto para alinhar o plano de trabalho.

No primeiro dia, Limberger reuniu-se com agentes públicos e os membros do Conselho Municipal de Turismo para elencar a demanda já existente e os trabalhos desenvolvidos até o momento. E no dia 08, o encontro envolveu empresários locais para ouvir as sugestões e integrar o comércio local no plano de desenvolvimento turístico.

De acordo com a Turismóloga, o cronograma para 2019 inclui a elaboração de um inventário e diagnóstico turístico, oficinas e seminários, a análise das leis municipais, a identificação e levantamento dos potenciais e diferenciais turísticos do município, visitas técnicas e o resgate de eventos, da gastronomia e do artesanato que já fizeram parte da história colonizadora de Tunápolis.

Além do trabalho desenvolvido na consultoria, na última sexta-feira, dia 09, o Prefeito, Renato Paulata, a Secretária da Educação, Angelita Bourscheid, e a Diretora Cultural e Presidente do Conselho Municipal de Turismo, Susane Freiberger, receberam o Coordenador Regional do Sebrae do Extremo Oeste, UdoTrennenpohl, e o Diretor Técnico do Sebrae de Florianópolis, Luciano Pinheiro. Na oportunidade, foi abordada a parceria entre as entidades, tanto no turismo, como nas consultorias técnicas para empresas, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, além da deliberação sobre os futuros encaminhamentos e perspectivas do Sebrae no âmbito regional.

Para a Presidente do Conselho de Turismo, Susane Freiberger, a contratação de uma consultoria marca uma nova etapa no desenvolvimento do turismo local. “Na nossa região, muitos municípios já estão tendo excelentes resultados no ramo do turismo, cada um com suas particularidades e diferenciais. E é isso que queremos fomentar aqui. Despontar atrativos históricos, rurais e naturais que coloquem Tunápolis no cenário turístico regional e que despertem, nos próprios munícipes, a valorização do que temos aqui e que muitas vezes passa despercebido”, esclarece.

Conforme a proposta apresentada pelo Sebrae, a Turismóloga prestará 90 horas de consultoria até o final deste ano, sendo que, para 2020, novas ações estão previstas no cronograma, dando continuidade aos trabalhos para que o planejamento turístico seja efetivamente executado e implantado no município.