Avaliação nas Escolas Municipais contra o tracoma

Publicado em 12/08/2019 às 17:14 - Atualizado em 13/08/2019 às 08:08

Nos dias 8 e 12 o Centro Educacional Helga Follmann e o CEIT receberam a visita dos profissionais da Saúde do Município, em função da Campanha que está sendo feita nas escolas municipais de identificação e prevenção contra o Tracoma.

Três profissionais participaram da ação, a enfermeira Paola Pressi- Enfermeira do ESF2, a enfermeira Roseli Gabriel Bonavigo do ESF1 e a Enfermeira Andréia Lopes, responsável técnica Gevra- Gerência de Agravos - UDVE São Miguel do Oeste.

Essa ação tem como público-alvo os escolares de 5 a 9 anos de idade matriculados no ensino fundamental. O objetivo é esclarecer sobre os sinais e sintomas e ensinar a se proteger dessas doenças, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato.

O tracoma é uma doença inflamatória dos olhos, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que atinge a córnea e a conjuntiva. A transmissão ocorre por contato direto, pessoa a pessoa, ou contato indireto, por meio do compartilhamento de objetos contaminados com secreção (toalhas, lenços, lençóis). Os olhos de pessoas afetadas pelo tracoma podem apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz. Se não for tratado, pode prejudicar a visão e causar cegueira.