---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


COMO A CIGARRA PRENUNCIA O NATAL, A FANFARRA A SEMANA DA PATRIA

Publicado em 05/09/2019 às 09:22 - Atualizado em 05/09/2019 às 11:25

   Sons característicos que nos repontam a infância que tem certa magia que encanta e nos deixa com espírito elevado. A Fanfarra em Tunápolis já existe antes mesmo da emancipação do município. Fundada em 1984 quando Tunápolis ainda era Distrito de Itapiranga, criada e mantida pelo Colégio Estadual Pe. Balduíno Rambo que contava com a participação de 15 a 20 integrantes, incentivados pela direção do colégio.

   De acordo com Vicente José Rauch um dos primeiros integrantes da fanfarra municipal, os ensaios eram feitos 3 vezes por semana em um local afastado para que a apresentação fosse uma surpresa para a comunidade. Conta ainda que a participação era motivo de orgulho, amor e demonstração de patriotismo. "Pessoas pediam para nos apresentar em frente suas residências durante a semana da Pátria, pois todos os dias as 6 horas da manhã era executada a alvorada comemorativa", lembra Rauch.

   A partir do ano 2000 contava com aproximadamente 25 integrantes liderados por Vicente José Rauch, Edson Bieger e Rodrigo Ramos. A fanfarra se destacava pela dedicação e empenho de todos, iniciando com instrumentos mais fáceis e passando para os mais complexos. Com apoio da Secretaria da Educação do Município os instrumentos eram renovados para manter o padrão nas apresentações.

   Conforme Edison Bieger, para fazer parte da fanfarra eram feitos testes, onde o candidato era avaliado criteriosamente para assim integrar o grupo. "Para nós era uma honra fazer parte do grupo, representando o nosso município nas apresentações no desfile e nas comunidades no dia 7 de setembro em comemoração a Independência do Brasil" conta Edison

   No presente ano a fanfarra iniciou seus ensaios no início de julho, buscando dar continuidade a essa atividade tradicional mantida a anos com a  participação voluntária dos seus integrantes. Nesse ano conta com 15 integrantes tocando 3 bumbos, 5 caixas (tarolas), 6 surdos e 1 prato. 

   Participar da fanfarra é um ato de patriotismo, até porque em Tunápolis o foco da fanfarra é justamente a apresentação no desfile de 7 de setembro, dia da independência do Brasil. Sendo assim, o ato de integrar a fanfarra desperta um sentimento de satisfação e realização pessoal por fazer parte de uma das principais atividades alusivas as comemorações dessa data tão importante no país.

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar