Setor de Urbanismo readapta grades de Bocas de Lobo

Publicado em 10/09/2019 às 13:45 - Atualizado em 10/09/2019 às 13:45

A Prefeitura de Tunápolis, através do setor de Urbanismo está realizando várias melhorias no setor que responde, dentre eles podemos destacar um serviço que é a desobstrução de bocas de lobos, realocação de umas dezenas delas e, aumento  de capacidade de proveito  em outras. O objetivo é fazer com que a captação da água em dias chuvosos seja o mais rápido possível pelo sistema pluvial instalado na cidade, evitando acúmulo de água nas vias urbanas.

Segundo o responsável pelo setor o Secretário Volmir Pedro Lawisch, estamos realizando um serviço minucioso com relação á captação de água sobre as vias da cidade. É sabedor que a cada dia que passa  mais e mais construções são erguidas, e isto dificulta cada vez mais a infiltração da água, principalmente nos terrenos construídos e vias públicas pavimentadas.

Com a implantação  e pintura de várias faixas de segurança no perímetro urbano, várias “bocas de lobo” existentes até então,  ficaram deslocadas em relação as faixas, deixando nos dias chuvosos a água correr nos pés dos pedestres, ocasionando transtornos aos mesmos.

Em uma rápida verificação nas ruas da área central é possível encontrar grades quebradas, deslocadas e tortas, além de algumas bocas de lobo entupidas por folhas e lixo. Gostaríamos de fazer um apelo aos moradores urbanos que nos auxiliem e evitem deixar lixo jogados em passeios ou nas ruas.

"Estamos preocupados em oferecer maior comodidade as pessoas que transitam em nossas calçadas e vias públicas, enfatiza o Secretário e isto passa necessariamente por estas melhorias, o que realizamos também foi a realocação de grades existentes em frente a acessos de garagens".

Lawisch também enaltece de que em vários lugares foram colocados tubulações novas e outras ampliadas, em função do aumento da vazão de água.

O maior objetivo é que as bocas de lobo e as sarjetas fiquem limpas para facilitar a passagem da água, evitando o entupimento das tubulações do sistema de drenagem. O Secretário orienta também aos moradores para que não removam as grades das bocas de lobo em hipótese alguma, uma vez que isso representa um risco para a população.