ADMINISTRAÇÃO ASSINA CONTRATO DE CESSÃO DE USO COM A COOMILP

Publicado em 19/09/2019 às 08:57 - Atualizado em 19/09/2019 às 09:02

Na tarde de quarta feira dia 18/09 na sala de reuniões da Cooperativa dos Produtores Rurais da Microbacia do Lajeado Perau  - COOMILP foi assinado um Contrato de Cessão de Uso para exploração de poço artesiano.

O contrato prevê que a Coomilp terá o direito de consumo de até 50% da vazão do poço. Efetuar o pagamento de energia elétrica para o bombeamento da água tanto para o uso da cooperativa, bem como para a caixa no local que servirá para a rede de água do município a ser distribuída à famílias próximas do local. O município igualmente terá direito à 50% da vazão do poço; fazer a manutenção da bomba e da rede adutora a ser distribuída às famílias.

O custo da perfuração do poço, a bomba mais o painel  foram da municipalidade. A profundidade do poço é de 252 metros e a vazão é de 7.500 litros/hora. Para Jandir Weschenfelder, Administrador da cooperativa essa parceria dá uma garantia de fornecimento de água que é imprescindível para aumentar a produção do lacticínios, além do fator qualidade, a qual apenas necessita ser clorada para estar conforme a legislação. “Nosso sistema de tratamento de água é seguro mas exige enorme cuidado para manter o padrão de qualidade exigida, por a captação ser de poço superficial que facilmente pode sofrer alteração”.

Para o Prefeito Renato Paulata, essa parceria contratada trás grande satisfação ao poder público, pois permite atender a necessidade de muitas famílias. A Lacticínios Lac Tunas, as famílias associadas da Coomilp, pois o lacticínios representa uma extensão das propriedades e a possibilidades de atender com rede de água de alta qualidade para várias famílias  próximas. “Os baixos volumes de chuva  que são registrados  nos preocupa muito, conclamo a todos para usar de forma racional a água evitando desperdícios, para que não necessitemos fazer racionamento”.