---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


TUNÁPOLIS REGISTRA 4 FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE EM 2020

Publicado em 08/01/2020 às 16:27 - Atualizado em 08/01/2020 às 16:27

    O Município de Tunápolis encerrou o ano de 2019 totalizando 37 focos de mosquito aedes aegypti.

    No início de2020, foram contabilizados 4 focos até o momento.  Destaca-se que o número não é maior em virtude do município ser considerado infestado, e portanto, não ser obrigatória a recolha de todas as larvas encontradas.

    Além disso, salienta-se que embora não seja realizada a recolha das larvas é realizado tratamento do depósito e, quando inviável, solicita-se que o depósito seja eliminado.

    No ano de 2019 foram encontradas diversas larvas em depósitos naturais, que consistem basicamente em bromélias. Essas plantas acabam criando um reservatório em que a água fica acumulada, gerando ambiente propício para o desenvolvimento do mosquito. As  plantas que são originárias de matas, ao serem cultivadas em centros urbanos acabam tornando-se criadouro para o mosquito.

    Outro problema enfrentado no município são as caixas de água de recolha de água da chuva, pois quando não são devidamente vedadas acabam tornando-se criadouro do mosquito. Merece destacar que as caixas devem ser vedadas com a tela apropriada, uma vez que há tipos de tela que não são eficazes. A orientação é que as caixas, devem ser vedadas na entrada e na saída, pois do contrário torna-se ineficaz.

    Por fim, considerando que o verão é a estação propícia a reprodução do mosquito em virtude das chuvas e calor, o setor de combate à endemias pede a colaboração da população para que estejam atentos, eliminando qualquer depósito que possa acumular água.