ABASTECIMENTO DE ÁGUA PODERÁ SER FRACIONADA SEM O USO RACIONAL

Publicado em 17/03/2020 às 08:48 - Atualizado em 17/03/2020 às 08:48

A Prefeitura Municipal de Tunápolis, através do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAMAE) conclama a toda população para que economizem no consumo de água.

Conforme o responsável pelo Setor, Karine Epping, como não chove á muitos dias, os mananciais de captação estão muito baixos. “É preciso economizar a água adotando atitudes conscientes e não desperdiçar esse bem desnecessariamente. O nível do Rio Peperi-Guaçu, e dos açudes  onde é feita a captação de água é preocupante, reforça Karine.

Atitudes conscientes vão ajudar enquanto os mananciais não se recuperam. Abaixo seguem algumas dicas, de acordo com portal terra.com, para evitar o consumo desnecessário da água.

- Os banhos demorados gastam em torno de 95 a 180 litros de água. Um banho de no máximo 15 minutos economiza água e energia.

- Ao escovar os dentes com a torneira aberta, são gastos cerca de 25 litros de água. Portanto, somente abra a torneira após terminar de escovar.

- Mantenha as torneiras sempre bem fechadas. Torneiras pingando gastam cerca de 46 litros de água por dia.

- Dê a descarga do vaso sanitário somente o tempo necessário. Em um único aperto são gastos 10 litros de água.

- Não lave a louça com a torneira aberta o tempo todo. Assim, são gastos 105 litros de água desnecessariamente.

- Guarde a água da chuva para regar as plantas. Assim, estará economizando cerca de 186 litros de água.

Atitudes corretas serão de fundamental importância para restabelecer os níveis de água nos reservatórios do município. “Além disso, pedimos para que os produtores rurais tenham a consciência de que a água tratada da rede municipal é destinada para o consumo humano, e não animal. Portanto, pede-se a compreensão de todos”, destaca.

Karine salienta ainda que está proibido em todo o território municipal o uso da água tratada da rede pública para o consumo animal, como também para a utilização desnecessária da água na lavagem de veículos, calçadas e afins. Ao infringir as normas, o autor estará sujeito à aplicação das penalidades previstas em Lei.