CONSELHO DE TURISMO DE TUNÁPOLIS VAI LANÇAR CALENDÁRIO DE EVENTOS

Publicado em 21/05/2020 às 09:19 - Atualizado em 21/05/2020 às 09:21

Na tarde de terça-feira dia 19, foi realizada a reunião Conselho Municipal de Turismo (CMTT), no auditório público municipal de Tunápolis. Os principais assuntos abordados foram referente as sugestões de atividades para volta do turismo, após a pandemia e foram discutidas várias ações para fomentar o turismo no município. No encontro teve como pauta também a Rota Turística, esse que foi o ponto forte a ser explorado e o público alvo.

A Diretora de Cultura e Turismo, Jaíne Friedrich apresentou um calendário de Eventos Turísticos do município, eventos estes que já são consolidados, mas necessitam de uma melhor divulgação. “A ideia é organizá-las de forma integrada para dar um impulso no turismo no município”, explica.

Jaíne apresentou também uma proposta de roteiro municipal, este que deverá ainda ser instituído oficialmente neste ano de 2020, após a volta das atividades que foram paralisadas em virtude ao isolamento social causada pela pandemia do Covid-19.

Também esteve na pauta a discussão sobre o principal diferencial e público alvo a ser atingido. O Conselho avançou nessa discussão e apontou o turismo ecológico como o ponto forte no município. Na opinião do presidente do CMTT, Vanduir Matias Deters, os rios, cachoeiras e trilhas representam uma novidade para a região, algo que os outros municípios não oferecem. “O turismo ecológico e o turismo da contemplação vem crescendo cada vez mais no mundo e no Brasil e precisamos nos inserir neste ramo”, afirma Vanduir.

São diversas as trilhas que já são percorridas, a mais tradicional é a Trilha do Alemão, organizada pelos Trilheiros Acelera Forte. Outras trilhas mais recentes, como as do Bike Tunas, consolidaram Tunápolis no calendário de eventos de todo Oeste Catarinense como o “Show da Natureza” para os ciclistas.

A diretora de Cultura e Turismo também ressaltou que a assessora de Turismo,Traute Limberger, está trabalhando no Plano Municipal de Turismo, trabalho esse que está atrasado por conta do isolamento social devido ao Coronavírus.

Para finalizar, Jaíne Friedrich ressalta que todos os trabalhos tem sequência mesmo no período de pandemia. “Estamos focados no planejamento para retomada do Turismo, sendo o turismo ecológico uma das tendências a mais ser procurada e na qual o município se insere, oferecendo diferentes trilhas e espaços para este”.