Município Decreta Situação de Emergência

Publicado em 30/12/2021 às 09:40 - Atualizado em 30/12/2021 às 09:41

Nessa terça-feira dia 28 estiveram reunidos no gabinete do Prefeito Marino Frey, a Comissão Municipal da Defesa Civil do município, para debaterem referente a situação da seca que afeta o município.

Conforme vários dados apresentados, pela Epagri e Secretaria da Agricultura e Pecuária, a estiagem que assola o município e região já resultou em grandes prejuízos na produção agropecuária principalmente milho, pastagens e leite, cujo valor já ultrapassa R$ 25 milhões, sem considerar os valores referente ao transporte de água ao consumo animal. Diante desta situação definiu-se pela decretação de situação de emergência.

Já nesta quarta-feira (29/12) o Prefeito Marino José Frey assinou o Decreto de Situação de Emergência, e a partir deste momento a Defesa Civil do município iniciou os trabalhos de inserção e comprovação das perdas e danos no sistema S2ID do Ministério da Integração Nacional para que o mesmo possa ser homologado pelo Governo do Estado e Governo Federal.

A Secretaria de Agricultura e Pecuária disponibiliza de caminhões credenciados com valores subsidiados que realizam o transporte de água para os animais. Pede-se a toda a população o uso racional da água tratada, não lavando carros, calçadas, não irriguem flores, gramas e pátios e que a água da rede pública não seja utilizada para consumo dos animais das propriedades.

De acordo com o Prefeito Marino José Frey “a situação é altamente preocupante e as previsões para normalização não são nada animadoras. Portanto a colaboração de cada cidadão é fundamental neste momento. A Administração Municipal está envidando todos os esforços para disponibilizar auxílios necessários para amenizar as consequências desta forte estiagem” finalizou Frey.